As marcas entram no jogo: potencial da publicidade em jogos mobile

Conteúdosnovembro 25, 20206 Minutes

Segundo a pesquisa Game Brasil 2020 a categoria de jogos eletrônicos teve um crescimento de 7,1% em relação a 2019, sendo que 86,7% desses usuários possuem preferência em jogar pelo smartphone. Essa representatividade se dá em um cenário de forte conectividade móvel, onde, segundo dados do IBGE, 3 em cada 4 brasileiros possuem acesso a Internet e usam o celular como principal dispositivo de acesso. Nesse contexto, os jogos mobile ganharam a atenção dos brasileiros que desejam se divertir a qualquer hora e qualquer lugar, além de simplificar o acesso a um formato de entretenimento que antes era limitado ao videogame e ao computador.

Na publicidade digital, os anúncios in-game são uma oportunidade para fortalecer a presença das marcas em diferentes contextos e utilizar abordagens personalizadas na comunicação com a audiência. Confira neste post os diferentes perfis de jogadores online, seu comportamento na internet e formatos para veiculação de anúncios com a Publya.

Jogadores: comportamento e consumo

O público gamer pode ser dividido em duas categorias principais: Hardcore, formado por jogadores ávidos, que se envolvem com o universo dos jogos e investem em computadores de performance ou produtos relacionados a games; e Casual, que jogam de forma mais livre, como um passatempo ou fonte de diversão, passando em média 3 horas jogando online, até 3x vezes por semana.

A faixa etária dos jogadores brasileiros está entre 16 aos 34 anos, o que reforça a ideia de que os games não são uma atividade apenas para crianças e adolescentes. Segundo a Game Brasil, 61,9% dos jogadores são mulheres, com maior representatividade entre de 25 – 34 anos, e 61,3% são homens, com maior representatividade entre os 16 – 24 anos. Veja abaixo os principais hábitos e comportamentos de consumo identificados na pesquisa:

  • Mulheres possuem alta representatividade no universo jogadores casuais, enquanto homens possuem maior afinidade com a categoria hardcore;
  • Os jogadores casuais possuem maior afinidade com a experiência mobile, enquanto os jogadores hardcore preferem softwares mais robustos;
  • 77,9% escutam músicas, assistem filmes e fazem leituras online;
  • 76,4% estão presentes nas redes sociais;
  • 63% pesquisam sobre produtos/serviços e realizam pagamentos através da internet;
  • 61% realizam cursos online e usam a internet para trabalhos escolares e estudos;
  • 60% compram produtos em lojas virtuais e usam apps de delivery de comida/bebida;

Campanha in-game na prática

A popularização dos jogos mobile trouxeram ainda mais relevância para os anúncios em contextos de diversão, e podem ser utilizados pelas marcas como uma forma de construir experiências personalizadas para a audiência. Por ser um ambiente que exige concentração, um dos principais benefícios dos anúncios in-game é o envolvimento do usuário quando exposto da publicidade, capturando sua atenção em meio às partidas e mudanças de fases.

A Publya oferece em parceria com a flame by etermax, a possibilidade dos anunciantes estarem presentes nos aplicativos mais populares no mercado, como os Jogos Perguntados, Angry Birds, Fruit Ninja, entre outros. Através dos objetivos de Visualização de Vídeo e Tráfego, é possível ampliar o alcance da marca e/ou potencializar o tráfego qualificado, apresentando informações sobre produtos, serviços, etc. Os principais formatos são:

Playable Ads: uma experiência imersiva que permite os usuários interagirem com a marca através de um jogo criado e personalizado para o contexto de cada anunciante. Ao final do jogo é exibido um vídeo de até 30” ou um banner com chamada para ação. Confira alguns exemplos: Ministério da Saúde e Moet & Chandon.

Rewarded Vídeo: com o objetivo de visualização de vídeo, os anúncios são apresentados entre as partidas. Seu principal destaque é oferecer uma recompensa ao usuário em troca de assistir a publicidade, como mais oportunidades de jogar e/ou recursos premium.

Banner Display: geralmente localizado na parte superior ou inferior da tela, o banner display possui boa visibilidade durante as partidas, com CTR médio de 0,20%.

Interstitial: o banner cobre 100% da tela do celular, e é exibido durante os intervalos das partidas, com CTR médio de 1,15%.

Uma sugestão para as marcas que desejam adotar uma estratégia de anúncios in-game é utilizá-la como um suporte à outras campanhas digitais. Por exemplo, no “Publya Educação“, solução em mídia digital para Instituições de Ensino, são sugeridas Campanhas de Display, Facebook Ads, Google Adwords e Mobile Games na etapa de Consideração. Esse conjunto diversificado de plataformas e formatos permitem ao anunciante apresentar mensagens personalizadas para diferentes contextos, ampliando seu alcance e os resultados da ação publicitária. Saiba como agregar as campanhas in-game na estratégia da sua marca, converse com um especialista da Publya.