Conheça o perfil de navegação da Geração dos Millennials

Conteúdosnovembro 5, 20195 Minutes

A equipe de Planejamento Comercial da Publya tem realizado com frequência estudos relacionados ao comportamento do consumidor como uma forma de auxiliar as agências e anunciantes na definição do seu planejamento estratégico de mídia.

Em outubro, foi lançado o estudo Perfil de Navegação da Geração Y, um levantamento feito com base nos dados da comScore sobre o perfil de navegação dos Millennials. Confira abaixo um resumo sobre esta geração, como é o seu consumo de conteúdo online, redes sociais mais utilizadas e perfil de compras.

Resumo sobre a Geração dos Millennials:

Nascidos entre o período de 1981 e 1996, a Geração dos Millennials, também conhecidos como Geração Y, contempla o público com idade entre 23 a 38 anos.

Por ser um público mais familiarizado com a tecnologia, estão cada vez mais conectados e engajados digitalmente e chegam a representar 28% de toda a população brasileira online, gastando em média 3 horas e 15 minutos por dia em dispositivos mobile.

Outro fator importante é que esse público representa 44% da população economicamente ativa desde 2016.

Consumo de conteúdo em portais:

As marcas que desejam se comunicar com os Millennials precisam ter em mente que eles são mais antenados do que outras gerações, sendo mais propensos a visitarem sites de conteúdos como uma forma de se manterem informados e engajados com temas que acreditam ser relevantes.

Essas visitas podem ser traduzidas tanto em consumo de conteúdo quanto na realização de pesquisas e reviews para a compra. Dentre os sites e portais mais acessados, é possível encontrar opções com temas relacionados a notícias, esporte, alimentação, saúde, comportamento e tecnologia.

Redes Sociais:

Os Millennials fazem parte uma geração conectada e estão sempre utilizando as redes sociais como uma forma de relacionamento e comunicação. Por isso, costumam estabelecer uma relação com as marcas por meio das mídias sociais, seja interagindo com publicações ou compartilhando para a sua rede de amigos.

Dentre as redes sociais mais utilizadas lideram o ranking: o Facebook, Youtube, WhatsApp, Instagram e Messenger.

Comportamento de compra online:

Ao realizar um planejamento de mídia para este público é importante levar em consideração a criação de campanhas que permeiam toda a sua jornada de consideração.

Conforme visto anteriormente, esse público realiza constantemente pesquisas em blog, portais e outros sites de reviews antes de realizar uma compra online ou em alguma loja física. E segundo alguns dados de comportamento de compra, em agosto de 2019, 99% dos Millennials visitou um site de varejo via mobile como as Lojas Americanas, Mercado Livre, Submarino, Magazine Luiza, entre outros.

Ou seja, se engana quem pensa que só deve falar só com os consumidores que já estão prontos para a compra, pois praticamente todo o processo de decisão de compra dessa geração acontece online.

Nesse cenário, se torna ainda mais imprescindível saber como se fazer presente durante essa jornada, evoluindo de uma marca que o usuário viu em um portal para uma marca que ele deseja se relacionar e comprar algo.

Como utilizar essas informações no seu planejamento de mídia?

A mídia programática, diferente de outras estratégias de mídia paga, permite que os anunciantes façam a compra também de audiências e não somente de canais. Esse formato de compra é muito eficaz para as marcas que desejam construir uma estratégia bem fundamentada para impactar o seu público-alvo, seja da geração dos Millennials ou qualquer outra.

As marcas que constroem uma relação de longo prazo com o seu público-alvo, possuem muito mais chances de ficarem na mente do consumidor e atraí-lo para as suas ofertas. Por isso, ao pensar no seu planejamento estratégico de mídia, leve em consideração a criação de campanhas que façam a sua marca presente em momentos chave como:

  • durante o consumo conteúdos online;
  • quando ele está pesquisando por soluções que tenham a ver com a sua marca;
  • no momento em que ele decide comprar de fato um produto;
  • quando ele está pesquisando por opções para atender ao seu desejo de compra;

Caso queira saber mais sobre a veiculação de campanhas programáticas ou queira receber uma proposta, clique aqui para falar com a Publya.